Bicicletas no Central Park

Publicado por

Depois de alguns meses pedalando pra lá e pra cá, eu comecei a ir quase todos os dias pro Central Park às 6:30 de manhã. Nessa hora o parque é bem tranquilo e dá até para pedalar rápido, treinar de verdade no centro da cidade! Uma volta inteira dá cerca de 10 quilômetros e há uma variedade de subidas com inclinações que vão das mais suaves, até uma subidinha de doer. Na minha fase mais inspirada, chegava a dar duas voltas no parque, o que, somando com o trajeto de ida e volta, dava um bom treino de 40km. O Zwift, app de pedaladas virtuais, tem um cenário que reproduz fielmente o trajeto.

Mas a alegria só dura até o parque encher. Sério, depois que enche vira um perigo. Outra coisa legal é que as árvores e plantas mudam com cada estação, e cada uma tem o seu charme. A primavera é linda! Os Parques e os jardins cheios de cores, com tulipas e uma variedade enorme de flores. No verão parece até que falta espaço para abrigar tantas pessoas e eventos no parque. No outono, tudo se transforma. As arvores dominam as atenções, com tons vermelhos, amarelos, sépia, e a vegetação é tão linda quanto na primavera. O inverno traz frio e, às vezes neve, mas leva as folhas embora.

Lá existem todos os tipos de ciclistas, desde amadores a profissionais. Algumas equipes locais treinam lá também. Lá vi bicicletas que nunca vi na vida. Uma mais linda que a outra. Desde urbanas, fixas, dobráveis, de downhill, e até BMX. Alguns entregadores-ciclistas pedalam em bicicletas com pneus bem mais grossos, como se fosse o bigfoot das bicicletas. Provavelmente para não terem problemas quando o tempo fecha, seja com chuva ou neve. Eu particularmente prefiro de bicicletas de estrada. Eu gosto do design e como o corpo fica projetado para frente, de maneira mais agressiva, e o Central Park é o lugar perfeito pra ver os últimos modelos.

No parque, e na cidade como um todo, é muito comum ver bicicletas acorrentadas aos postes. Melhor dizendo, o mais comum é ver só partes das bicicletas presas, como o quadro, ou só uma roda. Algumas pessoas prendem uma parte da bicicleta e levam o resto, é verdade, mas mesmo NY tendo se tornado hoje sendo uma cidade segura, ainda tem muito roubo. Os ladrões esperam o ciclista se afastar e aí roubam o que dá. É muito comum sobrar apenas o cadeado ou correte, eles levam tudo mesmo. E se não levam, o dono provavelmente não se incomoda em resgatar o que sobrou.

Eu já vi uma pessoa tentando roubar uma bicicleta perto de casa. Quando vi que ele ia tentar estourar o cadeado com um pé de cabra, eu parei e fiquei olhando pra ele. Eu não acreditei no que estava vendo em plena luz do dia. Fiquei com medo, porque ele era muito maior que eu não parecia nada amigável, mas acho que a minha expressão de raiva acabou intimidando, e ele foi embora.

Como eu queria usar a bicicleta como meio de transporte, cheguei a instalar um Pinhead na minha bicicleta urbana. Trata-se de um conjunto de blocagem das rodas e colar do canote com segredo, uma combinação única. Com ele, não é possível tirar as rodas e o banco sem essa chave, podendo proteger todas as partes da bicicleta com um só cadeado. Mas, mesmo com a engenhosidade desse sistema, eu não tive coragem de deixar minha linda Bianchi na rua.

Eu não sei qual é a regra em NYC pra retirar os restos de bicicletas que ficam pela cidade. Procurei saber mais sobre o assunto, mas não encontrei nada. Vai ver não tem, porque algumas bicicletas pareciam estar lá presas aos pedaços por anos, acumulando poeira e ferrugem. Eu definitivamente não queria que a minha bicicleta fosse a próxima vítima.

6 comentários

  1. Olá, Bianca.
    Bem interessante as suas impressões.
    Tentei conhecer o Central Park pela primeira vez através de um passeio a pé, mas não desvendei nem metade dele.
    No outro dia fui lá, aluguei uma bicicleta, e aí sim pude ver quase todos os lindos (e por vezes escondidos) lugares de lá.

    Boa sorte com o blog!

    PS: Você é linda demais!! o.o S2

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s